Despachante Náutico

Despachante Náutico 2018-01-19T11:29:26+00:00

DESPACHANTE NÁUTICO:

1 SEGURO OBRIGATÓRIO:

A legislação obriga que toda embarcação de esporte/recreio tenha um Seguro Obrigatório, em nome de seu proprietário contendo todas as características da embarcação. Este seguro, conhecido como DPEM, é recolhido anualmente e tem validade de 01 ano, a partir da data de seu recolhimento (autenticação bancária). Verifique a data de validade do DPEM de sua embarcação e, caso ele esteja vencido, entre em contato conosco. Lembre-se: Navegar com DPEM vencido acarreta multa.

2 DOCUMENTAÇÃO NÁUTICA:

De acordo com as Normas em vigor toda “embarcação motorizada” tem que ser inscrita na Marinha num prazo máximo de 15 dias a contar da data de emissão da nota fiscal (no caso de embarcação nova) ou do documento de transferência (no caso de embarcação usada).

Realizamos todo tipo de serviço de despachante náutico perante à Capitania dos Portos, conforme abaixo:

•  Inscrições de embarcações novas
•  Transferências de propriedade
•  Alteração de dados (troca de nome, motor, etc…)
•  Segunda via de documentos de embarcações
•  Inscrição para prova de Habilitações de Amadores
•  Renovação de Carteiras de Amadores Vencidas
•  Segunda via de Carteiras de Amadores
•  Outros serviços

Solicite um orçamento sem compromisso.

3 HABILITAÇÃO NÁUTICA:

Carteira de Habilitação de Amador (CHA)

Para pilotar uma embarcação de esporte e/ou recreio (embarcação de lazer), é necessário ter a habilitação própria, que é a Carteira de Amador. Esta habilitação é emitida pelas Capitanias dos Portos (Marinha do Brasil) mediante aprovação em teste teórico. Para fazer o teste teórico é necessário entrar com um processo na Capitania dos Portos solicitando a inscrição e marcação da prova.

Categorias de Amadores:

1) Capitão-Amador – conduzir embarcações entre portos nacionais e estrangeiros, sem limite de afastamento da costa, exceto moto aquática. Para tirar a Carteira de Capitão-Amador é necessário já ter a Carteira de Mestre-Amador.

2) Mestre-Amador – conduzir embarcações entre portos nacionais e estrangeiros nos limites da navegação costeira, exceto moto aquática. Para tirar a Carteira de Mestre-Amador é necessário já ter a Carteira de Arrais-Amador.

3) Arrais-Amador – conduzir embarcações nos limites da navegação interior, exceto moto aquática.

4) Motonauta – conduzir moto aquática nos limites da navegação interior.

5) Veleiro – conduzir embarcações a vela sem propulsão a motor, nos limites da navegação interior.

WhatsApp chat