Cursos Náuticos

Cursos Náuticos 2018-01-19T11:29:25+00:00

MOTONAUTA:

A habilitação de Motonauta dá condição do habilitado conduzir moto aquática (Jet-Ski) dentro dos limites da navegação interior. A partir de 02/07/2012 o candidato que desejar conduzir moto aquática deverá apresentar o certificado de aulas práticas de no mínimo 03 horas de duração, por ocasião da inscrição para prova na Capitania dos Portos. As aulas terão como propósito fornecer ao aluno noções básicas de operação da moto aquática, de modo a proporcionar a condução desse tipo de embarcação com segurança, tanto para seu condutor quanto para as demais embarcações envolvidas no tráfego aquaviário e para os banhistas. O treinamento abordará os seguintes assuntos: limites operacionais do equipamento, técnicas de pilotagem, cumprimento do RIPEAM quando na presença de outras embarcações, regras para saída e aproximação segura de praias, cumprimento das áreas seletivas para navegação e situações de emergência. O habilitado na categoria de Arrais Amador antes de 02/07/2012 poderá conduzir moto aquática até o vencimento da sua carta, sendo que, por ocasião da renovação da mesma deverá apresentar o certificado de aulas práticas. A carteira de habilitação terá a validade de 10 anos.

ARRAIS AMADOR:

Até 02/07/2012 a habilitação de Arrais Amador dava condição ao habilitado de pilotar embarcações de esporte e/ou recreio ( lancha, barco e moto aquática). A partir desta data o candidato que se por ocasião for querer fazer a renovação ou a inscrição para tirar a habilitação e queira a continuar a conduzir moto aquática deverá apresentar um certificado de aulas práticas de no mínimo 3 horas de duração.

A categoria habilita o candidato a pilotar em águas abrigadas e no mar a partir da linha d’água, 2 milhas. O candidato deverá realizar aulas práticas de no mínimo 6 horas, embarcado numa embarcação credenciada e inscrita na Marinha. O exame de habilitação para Arrais Amador é constituído de prova escrita. No caso de reprovação não será permitida nova tentativa imediata. A nova tentativa será realizada de acordo com programação estabelecida pela
CP/DL/AG. O habilitado na categoria de Arrais Amador antes de 02/07/2012 poderá conduzir moto aquática até o vencimento da sua carta, sendo que, por ocasião da renovação da mesma deverá apresentar o certificado de aulas práticas. A carteira de habilitação terá a validade de 10 anos.

MESTRE AMADOR:

Curso destinado para quem é habilitado em “Arrais Amador” e que deseja fazer uma cabotagem no mar (navegar a até o limite de 20 milhas da costa). É o verdadeiro Curso de Navegação, onde o participante adquirirá os conhecimentos necessários e fundamentais para uma navegação segura, além da leitura de Cartas Náuticas, traçado de Rumos, Visadas, Navegação Eletrônica e princípios básicos do GPS. Depois da parte teórica, serão apresentados diversos exercícios sobre navegação, além de simulação de perguntas na sala de aula, desenvolvimento de problemas e um teste simulado no mesmo molde do aplicado pela Marinha. O exame de habilitação para Mestre Amador é constituído de prova escrita, devendo o candidato apresentar a cópia da sua carteira de habilitação de Arrais Amador, dentro da validade, por ocasião da inscrição para a prova de Mestre Amador. No caso de reprovação não será permitida nova tentativa imediata. A nova tentativa será realizada de acordo com programação estabelecida pela CP/DL/AG. A carteira de habilitação terá a validade de 10 anos.

WhatsApp chat